“Sofrer e chorar significa viver.” -Fiódor Dostoiévski

“Pensamos em demasia e sentimos bem pouco. Mais do que de máquinas, precisamos de humanidade. Mais do que de inteligência, precisamos de afeição e doçura. Sem essas virtudes, a vida será de violência e tudo será perdido.” -Charles Chaplin, ‘O Grande Ditador’

man_cryingA tristeza é algo pouco compreendida. A tristeza masculina menos ainda. Fui ensinado que “homem não chora”, “homem de verdade não fraqueja”, “macho que é macho não fica de sentimentalismo” e outras baboseiras sem sentido. Acredito que a melhor forma de lidar com seus medos é encará-los, e não esconder-se, e todos, quer você seja homem, mulher, gay, lésbica, bi, transgênero, tem seus medos e temores. Quem nunca perdeu o sono por causa de algum medo? Eu já. E ainda perco algumas vezes. Muito do que eu acredito ser positivo para a saúde emocional perdeu o sentido para a maioria das pessoas. Como eu gostaria de ouvir alguém chegar até mim e dizer que me ama e entende o que eu estou passando. Quando uma pessoa solitária se afasta das demais, no fundo ela quer que alguém chegue até ela e, pelo menos, lhe dê uma demonstração de afeto, seja qual for. Uma palavra, um abraço, um sorriso. Infelizmente isso não acontece; pior, ainda há aqueles que dão sermões intermináveis de como “você não tem motivos para ser infeliz, pois têm pessoas no mundo que sofrem mais do que você”, blá, blá, blá… Meu Deus! Este discurso do Chaplin que abre este post foi feito em 1940, mas a atualidade dele é inquestionável, quando vemos muitos trocando uma vida inteira por minutos de prazer. Muitos trocando verdadeiras amizades por números em uma rede social e achar que com isso é querido pela maioria. Sim, mais do que a impessoalidade precisamos reconhecer que somos todos iguais, e que um dia não estaremos mais aqui, mas que a nossa vida pode ser uma marca na história de alguém.

boys-huggingA minha tristeza ocorre principalmente por eu sempre ter desejado, e ainda desejo, evolver-me com alguém e não ter um alguém. O amor está tão superficial que muitos se assustam quando vêem uma verdadeira demonstração; outros, quando ouvem um “eu te amo” ignoram, simplesmente. Eu não espero perfeição das pessoas, até porque eu não tenho perfeição para oferecer, e só posso cobrar aquilo que sou capaz de dar. Mas acredito que exista o ideal para cada um. Apesar de não acreditar no amor, eu ainda luto para ter esperança de que eu esteja redondamente enganado, pois se eu perdê-la, nada mais me resta. Muito do que é dito soa como contraditório, mas o que, de fato, faz sentido nestes dias? Dói você esperar por algo que nunca vem. E a dor não é apenas figurada. Com o tempo seu corpo sente aquilo se seu coração já não consegue mais conter. Assim como a alegria tem resultados positivos na química do nosso corpo, a tristeza tem seu lado negativo. Eu desejo muito me apaixonar por alguém que se apaixone por mim e volta. Eu desejo muito ser amado por alguém a quem eu saiba amar de verdade. Eu desejo muito ser compreendido por alguém a quem eu compreenda. E, neste exato momento eu estou desejando um abraço bem, mas bem apertado, alguém que me olhe nos olhos e me faça feliz, nem que seja só por um segundo…

