“Quando eu pensei que estava aprendendo a viver, na verdade estava aprendendo a morrer.” -Leonardo Da Vinci

“A vida é um momento.” – Andrew Tompkins

Memento_MoriEste é um dogma que todos deveríamos ter em mente, pois ele denota exatamente nosso futuro. Memento Mori é uma expressão latina que foi bastante difundida na literatura barroca, cujo significado é Lembra-te que és mortal ou Lembra-te que vais morrer. Da Vinci se expressou muito bem na frase supra citada. Que legado deixaremos quando partirmos desta vida? Eis a questão. Tenho esta preocupação constantemente, pois várias vezes fiquei a imaginar como serei lembrado pelas pessoas quando eu cessar de existir. Acredito que tudo que enfrentamos nesta vida sirva de aprendizado. Em algum momento, alguma pessoa vai precisar da nossa experiência de vida, e, apesar da experiência alheia não salvar ninguém, ela pode apontar uma saída de alguma forma, afinal, mapas foram traçados por algum pioneiro que trilhou o caminho antes de todos. Hedonismo francamente não me atrai. O homem mais sábio do mundo disse que “o coração do sábio está na casa do luto”, ou seja, no sofrimento. O sofrimento é capaz de moldar o mais endurecido dos corações. É em meio ao sofrimento que paramos e refletimos melhor acerca da brevidade desta vida, e de como tudo pode dar errado sem percebermos qual foi o passo em falso que demos. Muitos adiam o pensamento, acham que é algo negativo, que não deve ser trazido a memória. Mas a morte nos espreita a todo instante. Morremos um pouco todo dia. A cada momento um pouco de nosso ser se esvai até que não restará mais nada a não ser a lembrança.

memento_mori2Acredito que o medo da morte seja uma tolice e, ao mesmo tempo, uma necessidade, pois ele pode nos levar a uma vida mais cautelosa. Divagar sobre o que se passa no momento em que morremos, o que acontecerá depois que partirmos, se há algo mais do outro lado às vezes me deixa em um estado de vertigem. Eu tenho medo do que possa me acontecer depois da morte. Sim, acredito em vida após a morte, acredito em céu e inferno, não acredito em limbo nem em purgatório. Acredito que este breve tempo que passamos aqui é toda chance que temos de aprender tudo que precisamos, de encher nossa bagagem para a grande cruzada que nos espera. A vida é um momento, destarte, devemos viver com sabedoria. Há algo inefável em adquirirmos a sabedoria. Por vezes ela é silenciosa. Por vezes, ela sussurra. E acredito, o medo da morte pode ser dirimido quando se alcança sabedoria, que, ao meu ver, é o objetivo principal de nossas vidas. Vivemos em uma crise existencial como nunca houve na história da humanidade. Valores sendo invertidos. O hedonismo impera em nossos dias. E quando a morte nos espreita de perto ficamos completamente sem rumo. Todos conhecem a sensação. Todos já viram um ente querido partir. Nessa hora tememos. Nessa hora lembramos que também somos pó. E nessa hora devemos lembrar que ao pó voltaremos. Então aqui fica meu conselho: Memento Mori!

