garoto_solitarioDizem que o cão não late por ter coragem, mas sim por ser medroso. Figuradamente, as pessoas também. Uma pessoa que não foi habituada ao convívio social temerá situações onde ela precise lidar com pessoas. A pessoa não sabe como reagir, o que esperar, o que dizer, logo, ela se isola cada vez mais. Assim, a sociedade em geral julga aquela pessoa sem entendê-la. Só uma pessoa solitária pode entender outra pessoa solitária. Uma pessoa solitária almeja ter alguém em sua vida, mas quando aparece esse alguém ela não sabe o que fazer e no instante seguinte ela almeja estar só. Não, não é indecisão, é medo. Às vezes ela se isola querendo que alguém vá atrás, que alguém se aproxime, mas o medo de não saber como reagir impera. E quando se é solitário você se apega. Há ocasiões em que a pessoa se apega a alguém que não faz bem nenhum a ela. A Bíblia diz em Provérbios 27.7: A alma farta pisa o favo de mel, mas para a alma faminta todo amargo é doce. Isto quer dizer que, aqueles que têm muito de algo não se importa em descartar quando for preciso, mas aquele que não tem se conforma com qualquer coisa. Sendo assim, quem tem muitos amigos pode não dar valor em pessoas que entram e saem de suas vidas, mas aquele que não tem ninguém se apega até a mais cruel das pessoas, pelo simples fato de que uma pessoa solitária não se dá ao luxo de selecionar quem fica e quem vai de sua vida. Isso fere, magoa, pois como disse anteriormente, só um solitário entende bem o que é a verdadeira solidão, mas dois solitários não se aturariam por muito tempo. Manter um limite saudável de convivência que não venha a sufocar uma das partes é uma tarefa hercúlea. E se você não sabe como, obviamente a situação não tende a ser boa no final de tudo.

Eu sei muito bem o que é isso. A verdade é que o demônio que rasga a alma não descansa, não perdoa, e não tem misericórdia. Acontecem alguns momentos bons em que encontro gente bacana, mas quando chega a hora temo tanto em não agradar que acabo me saindo mal na hora de me expressar. Sem falsa modéstia, sei que sou bom com palavras. Mas isso não é suficiente, pois sou deficiente em todo o resto. Comunicação é primordial em qualquer relação com outro ser humano. Eu sei que preciso ser mais confiante, mas onde encontramos confiança? Eu fui criado para ser um homem isolado. Homem… Será que realmentesadness and jealousy cheguei a este status? Eu me sinto um menino de cinco anos a maior parte do tempo. Sinto-me dependente de ajuda; hoje, na verdade, sinto-me mais dependente de um milagre. Nossa, por que tudo tem que ser tão complicado? Ou será que sou eu quem complica? Não responda, se você não conhece meu lado. Você com certeza me ferirá. Nada é o que parece. Ferir uma pessoa solitária é muito, mas muito fácil. Com um olhar você pode destruí-la (alguns se sentem poderosos em face desta ideia). Eu sei porque muitas vezes fui ferido. E ainda sou. As pessoas não sabem e não gostam de lidar com pessoas como eu. Por que sempre eu ouço uma crítica, mas nunca recebo uma ajuda? Nunca nada efetivo vem das pessoas que me cercam. É muito fácil resolver problemas. Dos outros. Vivenciá-los nos deixa tontos, temerosos. É preciso muita esperança para uma vida solitária. Joseph Joubert disse: A esperança é um empréstimo que se pede a felicidade. O problema é: e se depois de tudo não houver saldo para pagar o empréstimo?…

