“Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo.” Provérbios 25:11

boy-child-crying-kid-power-Favim.com-266967Gosto do livro de Provérbios. É um verdadeiro guia de sabedoria dentro da Bíblia, afinal, seu autor foi o homem mais sábio que pisou na terra. Em várias passagens Salomão fala sobre a palavra dita na hora certa, e eu acho excelente as comparações que ele utiliza para ilustrar como as palavras podem ser úteis. Eu também gosto de palavras. Elas representam uma forma de comunicação universal. Todas as mais de seis mil línguas faladas ao redor do mundo se utilizam de palavras, sem excessão. Mas se tem uma coisa que eu odeio com todas as forças do meu coração são palavras ditas na hora errada. E inevitavelmente nós sempre nos deparamos com pessoas que pensam por centímetros e falam por quilômetros. Nossa, como isso me irrita! Palavras têm poder de ferir, e infelizmente a maioria das pessoas, principalmente no Brasil onde o hábito da leitura é irrisório, não tem sabedoria nem conhecimento suficientes para fazerem bom uso desta ferramenta tão preciosa quando utilizada com sabedoria. Isso me leva a preferir o silêncio, mesmo admirando a palavra. Há uma frase no talmude que diz: Uma palavra vale uma moeda, o silêncio vale duas. Eu concordo.

196. Palavras impensadas podem ferirNo geral as pessoas que falam demais o fazem por não ter nada a dizer. Tenho horrores de experiências de estar passando uma situação difícil e aparecer um filho do diabo para falar besteira na hora errada. Lembro-me quando meu pai faleceu, ninguém falou nada de útil para mim no momento. A única coisa que ouvia era: agora você é o homem da casa cuida da tua mãe! Eu não sou idiota a ponto de não ter percebido qual seria a nova situação no momento. A primeira vez que tentei vestibular não passei. Minha mãe chegou até mim e disse: É, tu não estuda (sic)! Sem contar inúmeras diretas que ouvia no púlpito da igreja que frequentava. Não sou ingênuo a ponto de esperar só ouvir o que gosto, nem tolo de passar uma imagem de alguém inerrante. Também já falei palavras erradas em hora errada. Mas, por Deus, como me senti envergonhado depois, e algumas vezes tentei ter a humildade de pedir perdão à pessoa a quem as proferi. Sou adepto do “se não tem nada de bom para dizer, melhor não dizer nada.” Acredito que uma BOA palavra dita a seu tempo pode salvar uma vida, acredito que o silêncio é sublime, mas não acredito na capacidade das pessoas de reconhecer estes fatos. Pena…

