tempo fechadoA ansiedade destrói a esperança. A ansiedade diária destrói o homem. Acredito, pelo menos quero acreditar, que exista um propósito para tudo aquilo que enfrentamos em nossa vida, pois, de outra forma, viver seria um ato vão. Leonardo da Vinci disse: Quando pensei que estava aprendendo a viver, estava aprendendo a morrer! É quase um aforismo. Muitos de nós aprendemos da maneira errada, e em nossos dias o conceito de certo é errado diluiu-se em acreditar que se me faz bem, é certo, e se me faz mal, é errado. Discordo desta proposição. Pois bem, os dias têm sido maus para a humanidade, e para muitos, em seu mundo particular, viver é uma tormenta. Sinto, às vezes, que a vida é uma maldição. Somos influenciados por genes comportamentais, por ambientes, pela predisposição genética e até mesmo pelo clima. Encontramos pessoas tristes, alegres, extrovertidas, introvertidas, autossuficientes, dependentes e por ai vai. Acontece que o mundo não quer lidar com os dois lados da moeda, apenas com um. Por que será que pessoas tímidas têm oportunidades escassas de ser dar bem na vida? Aqueles que conseguem dar a volta por cima na vida não são a regra, são a excessão. Acredito que devamos dar oportunidades a todos, mas esta crença parece ser só minha. Em se tratando das influências, penso que a vida é injusta. Por que alguns têm oportunidade de nascer em “berço de ouro” enquanto outros “comem o pão que o diabo amassou”? Nosso clima ajuda no bom humor. Aqueles que nasceram em países onde o frio impera tem mais chances de serem pessoas deprimidas (claro que há excessões), mas é cientificamente provado a influência do clima no humor do indivíduo.

solidãoPequenas coisas tiram minha paz. Preciso aprender a passar por cima dos problemas, mas não consigo. Já pedi ajuda, mas a única coisa que consegui é descobrir como as pessoas gostam de bater a porta na sua cara e depois vêm atrás de você pedindo favores como se nada tivesse acontecido. Aprendi a ser rancoroso. Houve uma época em minha vida que eu gostava muito de ajudar as pessoas, mas esse tempo longínquo passou, e hoje não consigo mais estender a mão. Meus dias têm sido maus. Hoje acordei com um temor, um nó na garganta e um aperto no estômago. Lembrei de muitas coisas que provavelmente me induziram a ser sorumbático. Não sei de quem é a culpa, mas tenho convicção que não escolhi isso para mim. Queria ter oportunidade de voltar no tempo e reescrever minha história, mas não dá. É cliché, mas é fato, não dá tempo de fazer da vida um borrão, a vida não lhe dará tempo para reescrevê-la. Só peço a Deus misericórdia. Muita misericórdia. Eu queria muito, mas muito mesmo poder reescrever minha história, mas não dá mais. Se ao menos houvesse uma outra chance…

