“Que fogo poderia se igualar a um raio de sol num dia de inverno?”-Henry Thoreau

4_estacoesAphelion, no português Afélio refere-se ao momento quando os planetas estão linearmente mais distantes do sol. No planeta Terra, é o momento do inverno no hemisfério norte. Sabe-se que a órbita terrestre aproxima-se mais de uma elipse, fato primeiramente observado por Hipátia, uma filosofa, astrônoma e matemática que viveu em Alexandria no século I da era cristã, e mais tarde observado por estudiosos como Kepler. Sabemos que o sol é um importante aliado à saúde humana, influenciando até mesmo no estado emocional, já que seus raios são fontes de vitamina D, importantes para combater, por exemplo, a depressão; sabemos também que com o inverno estamos mais propícios a doenças virais. Nossa caminhada nessa vida também temos nosso aphelion. Você decide quem é seu sol, se seu emprego, sua carreira, sua família, seus amigos, ou como eu, Deus. Tenho vivido distante daquEle que considero meu Sol, meu centro, meu ponto de equilíbrio.

Isto não é pintura! Sim, este lugar existe e fica na Croácia.
Isto não é pintura! Sim, este lugar existe e fica na Croácia.

Este tem sido um período de reflexão. Pergunto-me sempre como vim parar neste momento em minha vida. Não acredito que seja sensato pegar um retorno, posso voltar pelos mesmos caminhos tortuosos que outrora andei. Às vezes aparecem atalhos na nossa vida, mas como diz o ex-presidente Fernando Collor, se atalho fosse bom não existia caminho (grifo meu). Andar solitário no inverno não é fácil. Não me importo em passar dificuldades, desde que elas tenham propósito verdadeiro, algo que se revele no momento certo; mas ah… como eu queria ser aquecido! Sair deste Tártaro austral e entrar no Estígio, em campos banhados pelos raios do sol, aquecer minh’alma, sentir uma lufada quente que me fizesse sair desta inaptidão. Gosto de uma passagem bíblica que diz: No dia da prosperidade goza do bem, mas no dia da adversidade considera; porque também Deus fez a este em oposição àquele, para que o homem nada descubra do que há de vir depois dele. (Eclesiastes 7.14). Sim, acredito que minha órbita é cinética (se não for, desenvolverei poderes psiônicos e a empurrarei de alguma forma), e creio que o Perihelion se aproxima. Não perderei a fé…

Há uma banda gótica de metal, norueguesa, chamada Tristania; não sejam preconceituosos, eles são extremamente poéticos. Dedico esta música a todos que, assim como eu, ainda veem poesia no inverno…

