A religião é o ópio do povo. -Christian Johann Heinrich Heine

elo-quebradoNão, esta frase não é de Karl Marx. Christian Heine (1797-1856) foi um importante poeta alemão do movimento romântico; era judeu e converteu-se ao Luteranismo devido as várias proibições e restrições aos judeus em vários estados alemães durante aquele período da história. Esta conversão serviu como um “bilhete de admissão na cultura européia”; foi um crítico ferrenho de como a religião era utilizada de forma negativa sobre os povos, cunhando na famosa frase utilizada por Karl Marx em sua Crítica da Filosofia Hegeliana do Direito. Bom, sou (ou costumava ser um religioso). Ao contrário do que os “cristãos” têm pregado, religião não nos afasta de Deus, isto é apenas um orgasmo de uma “adoradora” investigada pelo Ministério Público por uso de verba pública em benefício próprio (e não direi que é a Ana Paula Valadão, cuja notícia se encontra aqui), acredito sim que a religião (lat. Religare: religar) tem o papel de nos conectar de volta com o divino, no meu caso que sou cristão YHWH. Apesar de todos os problemas que enfrento e que já foram abordados aqui no Exalando a Alma, ainda me apego ao último resquício de esperança para poder conectar-me outra vez com meu Criador. Também não nos enganemos, apesar do cristianismo ter 2,1 bilhões de seguidores, não estamos sozinhos, e na verdade, estamos divididos em nós mesmos.

Entendo porque nosso amado judeu disse que a religião é o ópio do povo. Numa rápida pesquisa sobre ópio encontrei os seguintes fatos:

Efeitos

De um modo geral, todos os opiáceos e opioides são depressores do SNC (Sistema Nervoso Central), ou seja, diminuem o seu funcionamento, produzindo uma hipnose e uma analgesia, mas, estão diretamente relacionados às doses administradas, pois quando utilizadas em doses maiores que a terapêutica poderão deprimir algumas outras regiões cerebrais, como por exemplo, a frequência cardíaca, a respiração, pressão sanguínea, etc.

Algumas dessas drogas tem efeito farmacológico, quando administradas corretamente, e sob prescrição médica, como é o caso da codeína, muito eficiente como anti-tussígeno (contra a tosse). No caso de uso de substâncias ilícitas ou sem indicação médica flagra-se o que chama-se de abuso, onde o indivíduo estará sujeito à ações indiscriminadas e imprevisíveis da droga.

Efeitos Psíquicos

O uso frequente do ópio e à longo prazo diminui a atividade cerebral podendo causar: deterioração intelectual, irritabilidade crescente, apatia, mente letárgica, indisposição, declínio dos hábitos sociais, diminuição da capacidade de vigília (provoca o sono), alteram os centros da dor, causam depressão geral do cérebro ocasionando uma perda de contato com a realidade e mente obnubilada (sem rumo).

SolipsismoSoa familiar? Depois de ler um livro fantástico, que descobri no blog de Maurício Zágari (Apenas, que eu recomendo), chamado Feridos em nome de Deus, observei como a religião teve a sua essência prostituída, e o mal que as igrejas neo-pentecostais fizeram ao evangelho de Jesus Cristo. O que observo (tomara que eu esteja errado) é que há um solipsismo entrando devagar em nosso meio. Pessoas se fecham em seu mundo, esquecem do próximo, desrespeitam quem pensa diferente (depois criticam os xiitas), estamos divididos, quebrados, decepcionando e sendo decepcionados, morrendo e matando, e tudo em nome de Deus! Dominadores têm atuado na igreja e não pastores! Muitos dizem que temos que olhar para Deus, e não para o homem, mas pense comigo, se você entra em uma instituição onde a vontade do homem impera, e hoje elas são a grande maioria esmagadora, vivendo em uma sociedade onde a vida é corrida e não se tem tempo para ficar experimentado igreja onde vamos ou não nos dar bem, é fácil não olhar para o homem? Você consegue? Se sim, parabéns! Eu não consigo! Por que hoje estou tratando deste assunto? Por muito tempo senti-me sob efeito do ópio, quis a liberdade, me afastei do caminho, e hoje, mais que nunca, reconheço que estou ardentemente e desesperadamente precisando de Deus, mas sofro de um pânico terrível de ter que botar meus pés em uma igreja! Tornou-se uma encruzilhada… Hoje mais que nunca peço a Deus que tenha misericórdia da minha vida. Minha alma tem sede, tem fome, mas não tem que a alimente! Kyrie Eleison…

