O amor teme a razão; a razão teme o amor. Cada um tenta viver sem o outro. Mas sempre que o fazem, o problema fica guardado. Esta é, na sua expressão mais breve, a incerteza do amor. E da razão. –Zygmunt Bauman

armadilhaNão costumo ser uma pessoa racional no que tange a emoção. Acho quase impossível priorizar a razão em alguns momentos, e ai entro em colapso. Gostaria de ser uma pessoa mais racional que emotiva, mas em meio aos meus infortúnios tenho aprendido lições de grande valor, afinal tudo tem seu lado positivo. A citação acima é do grande pensador da atualidade, Zygmunt Bauman, em seu livro A Sociedade IndividualizadaQuem conhece a obra de Bauman sabe que ele é um grande crítico da configuração social moderna, e o termo que ele usa muito para descrever esta configuração é líquido. Vivemos em uma era de amor líquido, amizades líquidas, esperanças líquidas, onde pouca coisa se sustém; entramos na era da razão. Quando Descastes, no século XVII, iniciou o movimento filosófico chamado Racionalismo não imaginava o impacto que isso traria à humanidade. Não vivemos em uma era onde as emoções encontram seu espaço (exceto nas novelas mexicanas). Mas pensando bem, acredito que é melhor assim. Confiar nas emoções é perigoso demais, e não temos mais tanto tempo assim para correr riscos. Confiar no coração às vezes nos deixa com um pé na cova.

marioneteAlgumas vezes aconteceu de eu estar frágil emocionalmente e acabei sendo manipulado, acabei tomando decisões das quais me arrependo profundamente. Aliás, muito do que enfrentei de ruim em relação aos meus sentimentos foi no sistema religioso. Parece paradoxo, eu não tenho problemas com a religião. Mas graças a Deus, de verdade, pois hoje aprendi muito a diferença entre aquilo que é verdade daquilo que vem do homem (não no sentido estrito da palavra, pois, como eles costumam se intitular “homem de Deus” não prejudica ninguém). Perdi amizades, perdi dinheiro, perdi tempo, perdi sono, perdi a vontade de ir à igreja. Mas ganhei entendimento. A uma máxima popular que diz que quem tem conhecimento tem poder. É verdade, eu acredito nesta colocação. Mas sejamos justos, não foi só na igreja. Muita gente que não tem nada com a religião também tirou sua casquinha na história. Pessoas que nos veem fragilizados e se apresentam com uma falsa sabedoria, dando conselhos sobre tudo e todos. Meu leitor se você quer um bom conselho escute esse: JAMAIS aceite conselho. A melhor maneira de ser sábio nesta vida é você viver a sua vida. O velho caçador não cai em armadilhas. Às vezes me enojo de gente jovem, pois a soberba os cegam de tal forma que eles não conseguem enxergar seus erros. Mas fazer o que? É da idade. Admiro os velhos. Admiro-os sim e com muito orgulho! Se o mundo os valorizassem de verdade quem sabe seus conselhos nos trouxessem a redenção que tanto almejamos?

