Se sentir apaixonado deve ser muito bom. Você vê tudo diferente, você só enxerga flores ao seu redor, a vida ganha um sentido especial, quer chova quer faça sol seu coracao_de_pedrahumor fica elevado. Todos notam quando estamos apaixonado. Nossa que maravilha!… Só que não. Não é nenhuma maravilha quando você não é correspondido. Não é nenhuma maravilha quando você dá o melhor de si para outro e recebe um olhar de desprezo. Não quando depois de tanta decepção você não encontra mais coragem para tomar atitudes maduras. Não quando você, por medo, não consegue mais abrir seu coração. É como cultivar uma rosa e jamais vê-la desabrochar. A psicologia tem um nome para isso: Malaxofobia. Medo de se envolver, medo de se abrir, medo de amar. Certa vez li uma frase que dizia: covarde não é quem chora por amor, mas quem não ama por medo de chorar. Discordo. Alguém pode dizer que tem tanta gente no mundo, não devemos nos prender apenas a uma. Concordo. Mas, me diga, se você pensa assim, você é capaz de decidir racionalmente por quem você se apaixona? Se sim, parabéns! Eu lhe invejo!

Sou o tipo de pessoa que não me permito amar ninguém, não me permito chorar por ninguém e não me permito sentir saudades. Sinto-me deveras desumano por isso. É um mecanismo de defesa, o que na psicanálise pode ser desenvolvido no partido-hederque Freud chamou de Superego. Se existe algum culpado eu não sei, mas como não quero a carga para mim culpo as más experiências. Se você disser que a culpa e minha bancarei o Homer Simpson: se a culpa é minha eu posso colocá-la em quem eu quiser! Fato é, em tudo somos julgados (o que, de fato, é inevitável já que ninguém consegue ajudar, acaba falando besteira na hora errada). Todos passamos por decepções, mas não podemos julgá-las isoladamente. Têm pessoas que passam por decepções mas tem amigos que as levam para uma distração casual, pessoas que têm facilidade em se relacionar e conhecer gente nova. Mas a moeda tem outra face. Existem aquelas que não tem ninguém; quando a decepção vem a única saída é se trancar no quarto e derramar as lágrimas sobre o travesseiro. Eu sei o que é chorar sozinho, rodar a agenda do celular de A a Z e não encontrar alguém de confiança para desabafar. Dói. Dói demais. E acada decepção a vontade de tentar de novo é dirimida…

Acontece que, às vezes, alguns acidentes de percurso podem nos acometer. Acontece de você, de repente, encontrar alguém que parece ser a sua redenção. Seu coração dispara, decepcao_amorosasua cabeça fica a mil por hora, você imagina tudo diferente. Mas as velhas feridas latejam forte. E se você for gay você saberá que fica mais difícil, pois não sabe se o alvo do seu amor entenderá e lhe respeitará, ainda que não lhe corresponda. O medo de passar humilhação é paralisante. Ao invés de você sentir-se animado você se sente aterrorizado por mais uma chance de tudo dar errado. Eu queria que as coisas fossem bem diferentes. É difícil demais lutar contra esta natureza. Tem hora que penso em fazer besteira. Se tudo terminasse logo seria bom demais. Para muitos o amor é a redenção. Para mim é um nobre fardo. Apenas um fardo…

Uma música triste para ajudar a refletir…

Anúncios