Eu não tenho medo de me afogar é respirar que dá trabalho. –Jars of Clay ‘Work’

Acredito que todos nós enfrentamos situações que exaurem nossa força, nos sufocadodeixam sem rumo, tiram a paz e o sono. Quem nunca ficou acordado noites inteiras pensando em um problema difícil de resolver? Eu já fiquei, e fico ainda. Creio ser normal, problemas todos temos. Momentos em que falta o dinheiro, falta a saúde, falta mão amiga, faltam coisas que só para nós fazem sentido. Enfrentamos medo, morte, doenças, olhamos para um lado e outro esperando encontrar saída e muitas vezes a única solução é esperar o tempo passar… O tempo é aquele amigo cruel que te ajuda e ao mesmo tempo te angustia. Ele é rápido quando queremos muito de algo e lento quando queremos pouco. Mas o tempo é o que temos de mais precioso. Tempo que passamos aproveitando o bem da vida e tempo que passamos considerando o mal da vida. A alegria alivia nosso coração, nos deixa mais esperançosos; a adversidade nos faz conhecer quem realmente somos, nos torna sábios e é uma grande reveladora de verdades: você quer saber quem são seus amigos de verdade? Quer saber o tamanho da sua força? Saber do que você é capaz? Vá sofrer! E sofra de cabeça erguida!

Tudo na vida passa. Este deve ser um aforismo constante em nossa mente. Sei o quanto é difícil enfrentar um problema que esperamos solução rápida e, ao esperançacontrário das nossas expectativas, ele se arrasta lenta e dolorosamente. Já enfrentei situações difíceis, já entrei de cadeira de rodas em um hospital, já tomei uma dose de Diazepam na veia, já enfrentei o luto dentro de casa, já amei pessoas que me deram apenas desprezo, enfrentei conspurcação, dores, ansiedade, temores, algozes, desemprego, acidentes, solidão, angústia, depressão… Nossa! A vida não tem sido um mar de rosas, e a grande sala de espera em que me encontro não alivia muita coisa. Mas estou vivo, e para quem habita no mundo dos vivos sempre há uma esperança. Depois de tantas dificuldades tememos menos o que quer que nos afronte. Sim, as dificuldades e vicissitudes que as acompanham podem nos fazer pessoas mais esperançosas, e principalmente, mais sábias. Sabedoria é algo que quero ardentemente. Hoje já não é qualquer problema que me sufoca e, apesar de muitas lágrimas que ainda escorrem pelo meu rosto, sei que elas regam algo de bom que está por vir. Tenhamos fé!

