A vida se alimenta da vida. –André Cancian

Árvores são interessantes. Vivem morrendo e morrem vivendo. Trocadilho sem noção, eu sei, mas eu as admiro por serem capazes de suportar estações e até mesmo eras sem nunca reclamar de nada. Observando algumas árvores que tem em frente a minha casa percebi que em um espaço de dois dias algumas delas perderam todas as suas folhas. Quando me aproximei vi que estavam infestadas de lagartas. Algumas lagartas são nojentas, outras até têm um atrativo, mas todas precisam se alimentar da vida de uma árvore para manterem suas vidas enquanto entram e metamorfose. Não é a primeira vez que acontece, elas já sobreviveram a uma praga antes. Muitas lagartas foram devoradas por pássaros, outras seguiram seu propósito. Bom, biologia não é meu forte, mas sei que as árvores têm vida dentro de si, a seiva que corre em seus troncos e galhos as mantêm vivas e capazes de suportar o mais rigoroso dos invernos. Acredite, existem árvores que vivem por milênios, e não pensem que são aquelas frondosas lindas e gigantes. Algumas não daríamos nada por elas, mas elas têm história, atravessaram muita coisa e hoje continuam de pé e verdejantes com suas raízes profundas.

Acredito que nós precisamos aprender com elas. Adoro ouvir a história de vida das pessoas, não aquelas histórias de quem venceu na vida e tudo o mais (soa tão falso), gosto de ouvir as histórias de quem sofre, de quem acorda todo dia sem saber se vai acabar o dia bem ou, sequer se vai acabar o dia. Pessoas que lutam contra seus demônios todos os dias e ainda são capazes de acordar todo dia e seguir em frente mesmo tendo um trator em suas costas. Entrei a madrugada de hoje ouvindo mais uma destas histórias, e ah!… como é difícil ouvir de alguém que amo tanto. Mas estas pessoas muitas vezes não percebem a força que têm dentro de si, de como são capazes, mesmo com toda dor, de acordar todo dia e seguir em frente, se arrastando muitas vezes, mas nunca parando, porque sabem que parar não é uma alternativa válida. Desculpem-me a expressão, odeio palavrões, mas francamente DANE-SE os grandes, os belos, os vitoriosos, os ricos e famosos, vocês não têm absolutamente nada que eu possa admirar, suas histórias em nada me inspiram. À pessoa muito amada que se abriu comigo esta madrugada, você tem todo meu apoio, meu ombro, meu sorriso e minhas lágrimas. E se você que lê este post é uma pessoa que também não sabe, não tem ideia e como conseguiu chegar até aqui, você não está sozinho! Siga em frente, mesmo sem saber o que fazer. A vida da voltas, um dia tudo muda! Lembre-se: VOCÊ É CAPAZ!

